PUBLICIDADE

Brasil sempre esteve disposto ao diálogo com os EUA, diz Lula

(Ricardo Stuckert / PR/Divulgação)

Lula reafirma disposição para diálogo com os EUA e critica medidas unilaterais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na noite de sexta-feira (1º), que o Brasil continua disposto a manter o diálogo com os Estados Unidos, apesar das recentes tensões comerciais e diplomáticas. Em publicação nas redes sociais, Lula criticou as sanções e tarifas impostas pelo governo norte-americano e defendeu a autonomia das instituições brasileiras.

“Estamos abertos ao diálogo. Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições. Neste momento, nosso foco é proteger a economia, as empresas nacionais e os trabalhadores frente às medidas tarifárias unilaterais adotadas pelos Estados Unidos”, escreveu o presidente.

A fala de Lula vem em meio à crescente insatisfação com as políticas comerciais aplicadas por Washington, que incluem barreiras a produtos brasileiros e sanções direcionadas a integrantes do Supremo Tribunal Federal.

A declaração também ocorre poucas horas após o ex-presidente norte-americano Donald Trump afirmar que estaria disposto a conversar com Lula “a qualquer momento”, em uma tentativa de amenizar o clima de tensão entre os dois países.

A reação do governo brasileiro sinaliza uma tentativa de manter os canais diplomáticos abertos, ao mesmo tempo em que busca uma resposta firme às ações que considera injustificadas e prejudiciais aos interesses nacionais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS