O Botafogo divulgou na madrugada desta segunda-feira, 30/7, que Renato Paiva não é mais o treinador da equipe. A informação sobre a demissão do português saiu em nota nas redes sociais do clube:
“O Botafogo informa que Renato Paiva não é mais o técnico da equipe principal. A decisão foi comunicada ao profissional na noite deste domingo (29). O clube agradece a Paiva e seus auxiliares pelos serviços prestados ao Glorioso nos últimos meses – com destaque para a vitória histórica contra o Paris Saint-Germain, na Copa do Mundo de Clubes, e a classificação para as oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil. John Textor e a diretoria estão no mercado em busca de um novo técnico para lutar pelo bicampeonato do Brasileiro e da Libertadores e pelo inédito título da Copa do Brasil”

A saída ocorreu após a eliminação no Mundial de Clubes para o Palmeiras, nas oitavas de final. O time fez uma boa campanha na fase de grupos, incluindo vitória sobre o campeão da Champions League, o PSG, e a classificação ao eliminar o Atlético de Madrid no Grupo B.
Mas, e agora, John Textor?
Resta saber agora quem John Textor, dono da SAF do Botafogo, buscará para ser o novo treinador . O mandatário vendeu sua participação no Crystal Palace, da Inglaterra. Além disso, confirmou — poucos minutos antes de demitir Renato Paiva no fim da noite desde domingo — sua renúncia ao comando do Lyon. Ele nomeou duas pessoas ligadas à sua Holding, a Eagle:Michele Kang vai para a presidência do clube francês e Michael Gerlinger será CEO.
Textor afirmou que passará a se dedicar mais à Eagle Holding e ao Botafogo. Vale citar que, embora tenha sido muito atuante no Glorioso em 2024, nesta temporada o americano pouco foi visto nos jogos do clube.