PUBLICIDADE

Bolsonarista foragido que tentou explodir bomba no Aeroporto de Brasília é preso

Sousa foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por planejar um atentado a bomba no Aeroporto Internacional de Brasília às vésperas do Natal de 2022.

O bolsonarista George Washington de Sousa foi preso novamente pela Polícia Federal (PF) na noite da terça-feira (9) após ser dado como foragido em junho deste ano. Sousa foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por planejar um atentado a bomba no Aeroporto Internacional de Brasília às vésperas do Natal de 2022.

Sousa foi preso no bairro Guará, região administrativa do Distrito Federal, e levado à 1ª Delegacia de Polícia Civil. O bolsonarista foi encontrado durante passeio de bicicleta com a família. Em 2022, Sousa foi preso no mesmo dia do atentado, mas passou para o regime semiaberto em fevereiro deste ano. Ele foi condenado por golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa armada e atentado contra a segurança de transporte aéreo.

Na primeira instância, Sousa foi condenado a nove anos de prisão, mas seu caso passou ao STF pela semelhança com os atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023. Durante a investigação, a PF apontou que  a estratégia de explosão no aeroporto foi planejada no acampamento instalado em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília. Sousa foi o responsável também por  transportar do Pará a Brasília armas de fogo, dinamite, acessórios e munições.

O atentado só não chegou a ser levado adiante porque um funcionário do aeroporto suspeitou  da presença de um objeto estranho abandonado próximo a um caminhão-tanque e avisou as autoridades, que desarmaram a bomba.

“O propósito dele seria distribuir os armamentos a indivíduos dispostos a usá-los no cumprimento de seu intuito: garantir distúrbios sociais e evitar a propagação do que ele denomina como comunismo”, afirmou o juiz Osvaldo Tovani, da 8ª Vara Criminal, em sentença sobre o caso.

Revista Fórum

Revista Fórum

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS