PUBLICIDADE

Bíblia do Diabo’: manuscrito de 75 kg intriga pesquisadores e alimenta lendas

Produzido em pergaminho feito do couro de mais de 160 animais, ele reúne o Antigo e o Novo Testamento

O maior manuscrito medieval conhecido tem 310 folhas e reúne diversos textos. Chamado de Codex Gigas, ele se tornou alvo de estudos por pesquisadores há anos, mas continua gerando interesse e intrigas, decorrente de algumas lendas.

A mais famosa delas conta que um monge tcheco foi condenado a ser emparedado vivo e que teria prometido escrever, em uma única noite, o maior livro do mundo para escapar da punição. Para isso, no entanto, teria pedido ajuda ao Diabo, oferecendo sua alma em troca.

Popularmente conhecida como “Bíblia do Diabo”, o manuscrito tem quase um metro de altura, 51 centímetros de largura e pesa cerca de 75 quilos, segundo informações do jornal O Globo.

Produzido em pergaminho feito do couro de mais de 160 animais, ele reúne o Antigo e o Novo Testamento, textos do historiador judeu Flávio Josefo, escritos do teólogo Isidoro de Sevilha, uma história da Boêmia, um manual médico do século XII, além de feitiços, exorcismos e até resumos de alfabetos antigos.

O elemento mais famoso do livro é uma ilustração do Diabo em página inteira, com garras, chifres e língua bifurcada. A imagem é situada ao lado da representação da Cidade Celestial, um lugar de recompensa e vida eterna para os cristãos, e é utilizado para simbolizar as duas faces da vida após a morte, o céu e o inferno.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS