
Uma nova estratégia de cuidado e dignidade para pessoas em situação de rua começa a ser colocada em prática em Teresina. A Prefeitura apresentou, nesta terça-feira (13), banheiros móveis adaptados que irão circular por diferentes regiões da capital, oferecendo acesso a higiene, roupas limpas e serviços básicos de saúde.
Ao todo, serão duas unidades móveis, com banheiros masculino e feminino, adaptadas a partir de ambulâncias do SAMU. Segundo a gestão municipal, cada veículo possui capacidade para 500 litros de água, além de materiais de higiene pessoal e roupas para troca.
De acordo com o prefeito Silvio Mendes, um levantamento realizado pela Prefeitura identificou 747 pessoas em situação de rua na capital, sendo 14% mulheres. A maior concentração está no Centro de Teresina, região onde o serviço já inicia a circulação.
Além do banho, as pessoas atendidas receberão kit de higiene, camisa, bermuda e chinelo. A Prefeitura também informou que os veículos irão percorrer todas as zonas da cidade, de domingo a domingo, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A ação contará ainda com serviços de saúde, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS). Outra medida anunciada é a distribuição diária de jantar para a população em situação de rua.






