Uma operação conjunta entre forças de segurança do Piauí e Pernambuco resultou na prisão de um suspeito, na morte de outro e na recuperação de um veículo roubado.

A ação teve início na tarde desta quinta-feira, 14 de novembro, e mobilizou equipes de diversas unidades, incluindo o 20º BPM de Paulistana, o GPM de Marcolândia, o GPM de Caldeirão Grande do Piauí, o BEPI-PI e a 9ª Companhia Independente da PM de Araripina.

O início da operação

Por volta das 14h20, a equipe policial foi acionada após dois indivíduos roubarem um veículo Hyundai HB20, de cor cinza, no centro de Araripina-PE, levando como refém a proprietária, identificada como policial militar. Os criminosos fugiram pela BR-316 em direção ao Piauí. A refém foi libertada pouco depois, na zona rural de Araripina.

Com as informações, foi montada uma barreira policial na rodovia BR-316 e realizadas diligências na região. Durante as buscas, o veículo tomado de assalto foi avistado em uma estrada vicinal na zona rural de Caldeirão Grande do Piauí.

Os suspeitos tentaram fugir da polícia e foram perseguidos. Na tentativa de fuga, o motorista perdeu o controle do veículo próximo a ladeira da Serra Caminho Novo e rodou na estrada, o que forçou os criminosos a abandoná-lo e fugirem para o matagal.

Prisão e confissão

A Polícia deu continuidade na perseguição e um dos suspeitos, identificado como G.C.S.J., foi capturado. Ele revelou detalhes sobre o esquema da quadrilha, que atuava em roubos de veículos em cidades do Nordeste, com destino final em Fortaleza-CE.

Na Delegacia de Simões, G.C.S.J. revelou que recebia de 4 a 5 mil reais, dependendo do veículo, esquentava o veículo em Juazeiro do Norte, no Ceará, depois levava para Fortaleza.

O assaltante informou a relação de pelo menos cinco veículos roubados ou furtados pelo bando no Piauí e no Pernambuco. Veja:

– 01 Toyota Corolla, em Petrolina -PE;
– 01 Toyota Hilux, em Paulistana-PI;
– 01 Fiat Strada, em Araripina-PE;
– 01 Chevrolet Prisma, em Padre Marcos -Pl
– 01 Hyundai HB20, em Araripina -PE.

Confronto e morte

As buscas continuaram na região da serra durante a noite com a participação de policiais dos Grupamentos da Polícia Militar de Marcolândia, Caldeirão Grande, Francisco Macedo, da Força Tática de Fronteiras, da 9ª Companhia Independente de Araripina -PE, do BEPI do Ceará.

Na manhã desta sexta-feira (15) os policiais obtiveram informações de moradores da comunidade que uma pessoa com as mesmas características estava escondido no matagal na localidade Serra dos Caboclo, na zona rural de Caldeirão Grande do Piauí.

Segundo relatou o capitão Sobrinho, os policiais montaram o cerco, e ao se aproximarem, foram recepcionados a tiro. “A polícia deu ordem para que o assaltante se entregasse, porém, o nacional continuou atirando em direção a equipe de serviço.”, disse o oficial.

Os policiais reagiram e dispararam contra o suspeito. Assaltante ainda foi levado ao hospital municipal de Caldeirão Grande, mas não resistiu e morreu. O homem foi identificado pelas iniciais K.B.C.C

Desdobramentos

A ação evidenciou a atuação de uma quadrilha interestadual especializada em roubo e “esquentamento” de veículos, reforçando a necessidade de ações integradas entre os estados no combate ao crime organizado.

O caso foi encaminhado à Delegacia Regional de Polícia Civil em Simões, que deve investigar o caso para identificar outros membros e ramificações da quadrilha.

Capitão Sobrinho, comandante da 2ª Companhia do 20º BPM, destacou o comprometimento das equipes envolvidas e a importância do trabalho conjunto para a desarticulação do grupo criminoso.

Cidades na Net

A ação teve início na tarde de quinta-feira, 14 de novembro, e mobilizou equipes de diversas unidades, incluindo o 20º BPM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui