
O avião com 242 pessoas que ia para Londres caiu em um alojamento de médicos da Faculdade de Medicina BJ, em Ahmedabad, na Índia, nesta quinta-feira (12/6). O jornal The New York Times informou que pelo menos 5 pessoas que estavam no alojamento morreram no acidente.
Segundo o jornal India Today, o nome do ex-ministro da aviação de Gujarat, Vijay Rupani, está na lista dos passageiros da aeronave. Ainda não se sabe o número exato de mortos e sobreviventes no acidente. Pelo menos 100 corpos foram retirados do local do acidente.
O ministro da aviação da Índia, Kinjarapu Ram Mohan Naidu, afirmou que equipes de resgate foram mobilizadas e “todos os esforços estão sendo feitos para garantir que ajuda médica e suporte de socorro sejam enviados rapidamente ao local”.
Do total de pessoas que estavam a bordo da aeronave, 169 são cidadãos indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense. A companhia aérea Air India afirmou que está cooperando com as autoridades que investigam o acidente.
Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, disse que a tragédia em Ahmedabad chocou e entristeceu o país. “É de partir o coração, indescritível. Neste momento de tristeza, meus pensamentos estão com todos os afetados. Mantive contato com ministros e autoridades que estão trabalhando para ajudar os afetados”, afirmou.
Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido, descreveu as cenas da queda e dos destroços do aviçao como “devastadoras”. “Estou sendo mantido atualizado conforme a situação se desenvolve e meus pensamentos estão com os passageiros e suas famílias neste momento profundamente angustiante”. citou.
O avião caiu logo após a decolagem na cidade indiana de Ahmedabad, às 13h39 no horário local (5h09 de Brasília).