O resultado das eleições na Venezuela tem causado consequências aqui no Brasil, maior país da América do Sul e que tem adotado um posicionamento diplomático diante da crise gerada após resultados da eleições presidenciais.
Recentemente, uma carta assinada por diversos ex-chefes de Estado endereçada ao Presidente Lula, pedem uma ação do Brasil mais dura e o não reconhecimento das eleições, pedindo o compromisso do país em garantir a democracia venezuelana.
Autoridades nacionais, como o deputado federal Flávio Nogueira (PT-PI), têm usados suas redes sociais para manifestar suas opiniões quanto a falta de posicionamento do Presidente Lula. Para o parlamentar petista “Nosso governo se perde ao apoiar ditadura.” E enfatiza: “Não temos compromisso com o erro.”
Os resultados divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral, órgão responsável pela eleições na Venezuela, deram vitória a Nicolás Maduro com 51,95% dos votos, contra os 43,17% atingidos pelo seu principal opositor Edmundo González, números contestados por contagens paralelas.