
Festival de Veneza anuncia Fernanda Torres como jurada da edição 2025
O Festival de Cinema de Veneza revelou nesta sexta-feira (18) os integrantes do júri oficial da 82ª edição, responsável por escolher os vencedores da competição principal, incluindo o prestigioso Leão de Ouro de Melhor Filme. Entre os nomes anunciados está a atriz brasileira Fernanda Torres, que se junta a um grupo de renomados profissionais do cinema internacional.
Além de Fernanda, o júri será composto pelo cineasta iraniano Mohammad Rasoulof, pelo diretor e roteirista francês Stéphane Brizé, pela diretora italiana Maura Delpero, pelo cineasta romeno Cristian Mungiu e pela atriz chinesa Zhao Tao. A presidência do júri ficará a cargo do diretor norte-americano Alexander Payne, vencedor de dois Oscars de Melhor Roteiro Adaptado por Sideways (2004) e Os Descendentes (2011).
O grupo será responsável por conceder os principais prêmios do festival, incluindo o Leão de Prata, o Grande Prêmio do Júri, os Leões de Prata de Melhor Direção, a Coppa Volpi de Melhor Ator e Atriz, o prêmio de Melhor Roteiro e o Prêmio Marcello Mastroianni, destinado a talentos em ascensão no cinema.
A 82ª edição do Festival de Veneza acontece entre os dias 27 de agosto e 6 de setembro.
Presença brasileira premiada em 2024
Na edição anterior, o Brasil teve destaque com o filme Ainda Estou Aqui, vencedor do prêmio de Melhor Roteiro. O longa, dirigido por Walter Salles e primeiro original do Globoplay, marcou o retorno do país à lista de premiados da seleção oficial desde 1981, quando Eles Não Usam Black-Tie, de Leon Hirszman, foi reconhecido.
Inspirado na história real de Eunice Paiva, o filme acompanha sua incansável busca por respostas sobre o desaparecimento do marido, Rubens Paiva, interpretado por Selton Mello. Fernanda Torres e Fernanda Montenegro dão vida à protagonista em diferentes fases da vida.
O grande vencedor da 81ª edição foi The Room Next Door, dirigido pelo cineasta espanhol Pedro Almodóvar.