PUBLICIDADE

Astrônomos mapeiam em detalhes galáxia a 11 milhões de anos-luz da Terra

Imagem divulgada pelo Observatório Europeu do Sul em 17 de junho de 2025 mostra uma imagem detalhada de mil cores da Galáxia do Escultor, capturada com o instrumento MUSE no Very Large Telescope (VLT) do ESO. Uma espiral girando em infinitos tons de rosa, amarelo e laranja. — Foto: AFP / OBSERVATÓRIO EUROPEU DO SUL

Uma espiral repleta de tons vibrantes de rosa, amarelo e laranja ganhou destaque nesta quarta-feira (18) com a divulgação de uma nova imagem capturada por astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO). A imagem mostra, com riqueza de detalhes, uma galáxia localizada a 11 milhões de anos-luz da Terra, na constelação do Escultor.

Segundo o astrônomo Enrico Congiu, que liderou o estudo publicado na revista Astronomy & Astrophysics, o objetivo do trabalho é compreender melhor o funcionamento das galáxias, sistemas vastos e complexos que ainda desafiam a ciência. “Galáxias são sistemas incrivelmente complexos que ainda lutamos para entender”, afirmou Congiu em nota divulgada pelo ESO.

Embora as galáxias sejam estruturas imensas, sua evolução está ligada a processos que ocorrem em escalas muito menores, envolvendo estrelas, gás e poeira. Cada um desses elementos emite diferentes comprimentos de onda ou cores mas as imagens tradicionais registram apenas uma fração delas.

O novo mapeamento feito pelo ESO representa um salto nesse sentido. Utilizando o instrumento Multi Unit Spectroscopic Explorer (MUSE), acoplado ao Very Large Telescope (VLT) no Chile, os cientistas conseguiram captar milhares de variações de cor ao longo de mais de 50 horas de observação. Foram feitas mais de 100 exposições para registrar uma área da galáxia com cerca de 65 mil anos-luz de extensão.

A escolha da galáxia também não foi aleatória: por estar relativamente próxima, ela permite a análise minuciosa de seus componentes. “Ela está próxima o suficiente para estudarmos seus elementos com incrível detalhe e grande o bastante para ser vista como um sistema completo”, explica Congiu.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS