PUBLICIDADE

ASA e Seduc firmam parceria para levar o Programa Alfabetiza Piauí a comunidades católicas

Seduc e ASA firmam parceria para levar alfabetização a comunidades católicas.

A Ação Social Arquidiocesana (ASA), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e as Pastorais Sociais da Arquidiocese de Teresina, vai implementar o Programa Alfabetiza Piauí em comunidades atendidas pelas pastorais. A iniciativa tem como objetivo combater o analfabetismo entre jovens, adultos e idosos, oferecendo oportunidades de aprendizado, inclusão social e transformação de vidas.

Na manhã desta quarta-feira (27), o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, reuniu-se com lideranças católicas, coordenadores das Pastorais Sociais e o diretor executivo da ASA, padre Tony Batista, para alinhar a parceria e apresentar os detalhes do programa. As turmas serão organizadas em espaços das igrejas, fortalecendo a integração entre comunidade, fé e educação.

Programa oferece aulas, acompanhamento pedagógico e bolsa de R$ 800 para participantes.

Segundo padre Tony Batista, alfabetizar vai além do conhecimento: “Ao aprendermos a ler e escrever, abrimos portas para o mundo e também para uma compreensão mais profunda da Palavra de Deus. O Alfabetiza Piauí permitirá que muitos irmãos e irmãs leiam o Evangelho com seus próprios olhos, meditem cada palavra e deixem que a luz da fé ilumine suas vidas. Alfabetizar é também evangelizar.”

O programa oferecerá aulas presenciais, acompanhamento pedagógico, alimentação e incentivo financeiro. Cada participante receberá uma bolsa de R$ 800, dividida em três parcelas, condicionadas à matrícula, à frequência mínima de 75% e à participação em avaliações.

Para o secretário Washington Bandeira, que tem a meta de alfabetizar 100 mil piauienses até 2026, a iniciativa busca reduzir de forma significativa os índices de analfabetismo no estado, promovendo dignidade, inclusão e novas perspectivas para a população. “O Alfabetiza Piauí é um dos programas mais nobres da Seduc, pois resgata a dignidade de quem não teve a oportunidade de aprender a ler e escrever na idade adequada. Nosso objetivo é dar autonomia a essas pessoas e transformar suas realidades”, afirmou.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS