A Arquidiocese de Teresina realizou na tarde de ontem no auditório do Metropolitan Hotel, o Seminário Fé e Política. O evento reuniu lideranças políticas, da Igreja e representantes da sociedade civil para refletir sobre a fé e a participação política no mundo atual. Ao final do Evento o vigário episcopal para a Ação Sociotransformadora, Padre Tony Batista anunciou a criação da Comissão Fé e Política e a Escola de Fé e Política que deve ser criada em 30 dias na Arquidiocese de Teresina.
O seminário contou com os seguintes palestrantes: O diretor-executivo da Ação Social Arquidiocesana (ASA) e vigário episcopal para a Ação Sociotransformadora, Padre Tony Batista; o diretor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI), Padre Clodomiro de Sousa; e o jornalista e escritor, Zózimo Tavares. Também estiveram presentes o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques e o deputado estadual Wilson Brandão Filho. Cada um deles trouxe contribuições valiosas e distintas sobre como a fé pode influenciar e moldar o engajamento político e social.
Durante o seminário, Padre Tony abordou “A política no Ensino Social da Igreja”, a importância do compromisso social e as implicações éticas e morais que a fé pode trazer para o exercício da cidadania e para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
“Atualmente é bastante comum que as pessoas confundam política com politicagem ou política com as eleições. Mas, a política é uma coisa séria. É uma coisa nobre. Nós não podemos ser indiferentes à política, à nossa participação social. É um direito e um dever nosso. A política é a mais nobre instância de se viver a caridade. Então, nós não podemos deixá-la de lado. Temos que sair da politicagem para uma verdadeira política, que é o zelo pelo bem comum”, disse.
O Padre Clodomiro de Sousa conduziu a palestra “Os profetas e a busca por uma política de justiça”, seguido pelo jornalista Zózimo Tavares, que falou sobre o tema “A política como bem comum”.