PUBLICIDADE

Aproximadamente 200 toneladas de solo contaminado são retiradas em Piripiri após acidente

Somente após essas duas etapas foi iniciado o trabalho de raspagem do terreno e a reconformação do solo.

Uma carreta que transportava óleo tombou na BR-343,em Piripiri, na quarta-feira (2) e o solo foi contaminado pelo resíduo do produto químico.

Nesta segunda-feira (07), técnicos da  Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), fiscalizam a retirada de aproximadamente 200 toneladas de solo contaminado no local.

Renato Nogueira, auditor fiscal ambiental e especialista em acidentes com produtos químicos perigosos e contaminação de solo da Semarh, esteve no local e avaliou os impactos causados pela carga derramada.

“O solo foi diretamente impactado, com uma estimativa de contaminação de aproximadamente 150 a 200 toneladas de terra, que estão sendo removidas e destinadas de forma ambientalmente adequada. Quando o trabalho for encerrado, voltaremos ao local para realizar uma nova vistoria”, explicou o auditor ambiental.

Primeiro foi realizada a transferência do óleo residual para outro tanque e em seguida a carreta foi retirada do local

Primeiro foi realizada a transferência do óleo residual para outro tanque e em seguida a carreta foi retirada do local. Somente após essas duas etapas foi iniciado o trabalho de raspagem do terreno e a  reconformação do solo.

Durante a vistoria, a equipe também constatou que, apesar da presença de um curso d’água nas proximidades, a cerca de 500 metros do local, até o momento não há indícios de risco de contaminação, pois o óleo derramado está confinado e não possui alta capacidade de penetração no solo, o que deve facilitar o processo de remoção e mitigação dos impactos.

condutor da carreta, um homem de 61 anos, sofreu apenas ferimentos leves. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF), o caminhão saiu da pista e tombou após um outro veículo, ainda não identificado, fazer uma ultrapassagem proibida no sentido contrário da via.

Renato Nogueira, auditor fiscal ambiental e especialista em acidentes com produtos químicos perigosos e contaminação de solo da Semarh, esteve no local e avaliou os impactos causados pela carga derramada.

Fonte: SEMARH

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS