PUBLICIDADE

Após decisão judicial, chineses presos com barbatanas de tubarão em Parnaíba são liberados

Foto: Polícia Federal

A Justiça Federal determinou a liberdade provisória de Xinting Wange e Hang Lin, chineses detidos em 25 de setembro em Parnaíba após serem flagrados com quase duas toneladas de barbatanas de tubarão e seis quilos de cavalos-marinhos em uma residência no bairro Nova Parnaíba.

A decisão foi assinada em 3 de outubro pelo juiz José Gutemberg de Barros Filho, da Subseção Judiciária de Parnaíba. A prisão preventiva foi revogada e substituída por medidas cautelares, que incluem pagamento de fiança de R$ 10 mil por investigado, entrega dos passaportes à Polícia Federal e a obrigação de não se ausentar do endereço informado por mais de três dias sem autorização judicial.

Segundo o magistrado, embora haja indícios suficientes da autoria e materialidade dos crimes de receptação qualificada e infrações à legislação ambiental, manter a prisão não seria proporcional à fase atual das investigações. “Medidas cautelares diversas da prisão se mostram adequadas e suficientes para assegurar a instrução criminal e eventual aplicação da lei penal”, destacou o juiz. Ele também mencionou que a dificuldade dos investigados em compreender o idioma nacional poderia prejudicar o exercício pleno do direito de defesa durante a detenção.

A prisão dos dois chineses ocorreu em operação conjunta da Polícia Federal, Polícia Ambiental e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, motivada por denúncias de moradores sobre forte odor na residência. O caso é considerado um dos maiores crimes ambientais já registrados no litoral do Piauí, com o material apreendido avaliado em mais de R$ 31 milhões.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS