
O ministro do STF Alexandre de Moraes ordennou, nesta terça (25), a prisão de Augusto Heleno Ribeiro Pereira, o General Heleno, de 78 anos.
O ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o GSI, do governo de Jair Bolsonaro (PL), foi preso pela Polícia Federal, em Brasília, e mandado para o Comando Militar do Planalto. A prisão já é o cumprimento da pena de 21 anos após 5 crimes, entre eles a tentativa de golpe de Estado.
Alexandre de Moraes, relator da ação penal na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, decretou o fim do processo instantes antes da ordem. De acordo com o Estatuto dos Militares, militares da ativa ou da reserva condenados por crime militar devem cumprir pena em edifícios do Exército.
Moraes ordena prisão
Por essa razão, o Comando Militar do Planalto receberá Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira – ambos generais das Forças Armadas. Vale dizer que Bolsonaro continua na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, desde sábado (22), mas não tem relação com a trama golpista. Ele está em prisão preventiva, após violação da tornozeleira eletrônica e risco de fuga por manifestação convocada por Flávio Bolsonaro.
De acordo com Moraes, a soma dos eventos abriria caminho para uma “estratégia de evasão”, como já aconteceu com outros aliados, inclusive Ramagem, que está foragido em Miami. A defesa do ex-presidente alega “confusão mental e alucinações”.
Areavip






