
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (27), o recolhimento de diversos lotes de sabão líquido para lavar roupas da marca Ypê, após a fabricante identificar contaminação microbiológica pelos exames realizados.
A empresa constatou a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa em produtos das linhas Tixan Ypê Primavera, Tixan Ypê Maciez, Tixan Ypê Express nas versões Combate Mau Odor e Cuida das Roupas, além do Ypê Power Act. Todos os lotes identificados como contaminados devem ser retirados de circulação imediatamente. A venda e a distribuição desses itens também foram suspensas pela Anvisa.
Os consumidores que possuírem unidades pertencentes aos lotes afetados devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Ypê pelo telefone 0800 1300 544, a fim de solicitar a substituição do produto.
Em comunicado, a empresa informou que o problema foi identificado por um laboratório independente e explicou que a bactéria é comum no ar e na água, apresentando baixa probabilidade de causar danos à população em geral. A Ypê observou, contudo, que pessoas com o sistema imunológico comprometido podem apresentar risco maior em caso de exposição.
A marca afirmou ainda que, apesar da baixa possibilidade de contaminação devido à diluição do produto durante o uso e ao reduzido contato direto com a pele, decidiu efetuar o recolhimento preventivo para garantir a segurança dos consumidores.






