PUBLICIDADE

Anvisa alerta riscos graves em alisantes capilares com substâncias proibidas

Na

Formol e ácido glioxílico podem causar danos graves à saúde e aos cabelos. Órgão recomenda alternativas mais seguras e reforça a importância da prevenção // Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) – (crédito: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília)

segunda-feira (7/7), a Anvisa divulgou um novo informe alertando sobre os riscos graves do uso de alisantes capilares com substâncias proibidas, como formol (formaldeído) e ácido glioxílico.

O uso dessas substâncias no couro cabeludo, está diretamente está relacionada a riscos à saúde e aos cabelos, causando irritações na pele, problemas respiratórios e danos irreversíveis aos fios.

A Anvisa destacou que as orientações sobre o uso seguro de alisantes vem como um método de prevenção de riscos e opções por alternativas menos agressivas, que irá promover segurança aos consumidores e profissionais da área da beleza.

“A Anvisa reforça a importância da cosmetovigilância (monitoramento e avaliação de produtos cosméticos após a sua comercialização) para prevenir riscos e proteger a saúde pública. Suspeitas de reações adversas ou produtos irregulares podem ser notificadas pelo sistema e-Notivisa, disponível no site”, destacou o órgão.

É proibido o uso de formol como alisante. Pode configurar como crime hediondo, conforme o artigo 273 do Código Penal. Mas ele é permitido em alguns cosméticos que contenham conservantes (até 0,2% de concentração) e endurecedor de unhas (até 5%).

correioweb

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS