
O Ensino de Tempo Integral da Rede Estadual do Piauí segue revelando talentos com criatividade e soluções inovadoras dentro das escolas. Em Boqueirão do Piauí, estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Antônio dos Reis e Silva desenvolveram um robô capaz de “adivinhar” números pensados pelo público.
O robô foi desenvolvido durante as aulas de robótica. O MagiNumTech faz a adivinhação usando algoritmos matemáticos simples, uma mistura de tecnologia e lógica.
O projeto nasceu no Laboratório de Pesquisa em Informática (LAPIN) da escola, espaço dedicado à criação de projetos extraclasses, e foi criado pelos estudantes Samuel Sousa, Thailan Rocha e Wesley Façanha Pereira, da 2ª série do Ensino Médio integrado e Alexandro de Sousa Rocha, da 3ª série do Ensino Médio integrado ao técnico Informática para Internet.
O professor orientador, Marcos Ramon, explica que a ideia é mostrar como conceitos de matemática e programação podem ser entendidos com leveza e encantamento.
“A equipe criou códigos que permitem ao robô executar cálculos automáticos, interpretar entradas e apresentar resultados. Para quem está assistindo parece mágica, mas é matemática e programação funcionando com criatividade”, destacou.
O MagiNumTech foi desenvolvido usando simulações de circuitos e um Arduino Uno virtual,
além de resistores, sensores, botões e protoboard digital. Todo o comportamento do robô foi construído a partir de testes, ajustes de lógica e experimentação.

portalcampomaior






