Ex-político piauiense, Alfredo Nunes foi prefeito de Regeneração e tinha influência no futebol brasileiro.

O ex-vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Alfredo Alberto Nunes Leal, morreu nesta quarta-feira (27), aos 98 anos, em Teresina. Ex-político piauiense, Alfredo Nunes foi prefeito de Regeneração e tinha influência no futebol brasileiro.

Alfredo Alberto Leal Nunes nasceu em Regeneração, 15 de maio de 1926. Tinha formação de advogado, odontólogo. Era desportista e foi vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol.

Dados biográficos

Filho de Gonçalo Teixeira Nunes e Maria de Lourdes Leal Nunes, formou-se em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará, e em Direito pela Universidade Federal do Piauí, atuando como advogado e também na qualidade de promotor de justiça em Teresina. Na capital piauiense foi também delegado de Trânsito e Costumes.

Sua primeira incursão política foi como vereador em sua cidade natal pelo PSD em 1948, entretanto ganhou notoriedade como diretor do Instituto Estadual de Criminalística no governo Pedro Freitas (1951-1955).

Diretor da Associação Comercial Piauiense, presidiu o Piauí Esporte Clube e depois a Federação de Futebol do Piauí por duas vezes (entre 1960 e 1962 e mais tarde de 1963 e 1966).

Segundo suplente de deputado estadual pelo Piauí em 1954, foi eleito para o respectivo cargo em 1958, 1962 e 1966, este último mandato quando já estava na ARENA.

Cassado pelo Regime Militar de 1964 através do Ato Institucional Número Cinco em 13 de março de 1969, teve os direitos políticos suspensos durante dez anos. Filiou-se ao PDS com o fim do bipartidarismo e foi secretário municipal de Serviços Urbanos entre 1982 e 1983, na passagem de Jesus Tajra como prefeito de Teresina.

Alfredo Nunes desempenhou papel importante na vida pública. Além de cronista esportivo, Alfredo Nunes foi vereador de Regeneração, diretor do Instituto Estadual de Criminalística, presidente do Piauí Esporte Clube, deputado estadual, vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), prefeito de Regeneração e ocupou a presidência da Federação de Futebol do Piauí. A história de Alfredo Nunes nos faz lembrar de seu legado que vai ficar marcado pelo compromisso com o desenvolvimento do esporte no estado e pela incansável busca por resultados que beneficiassem o Piauí.

Nesse momento de dor, todos nós desportistas do Piauí, nos solidarizamos com familiares, parentes e amigos de Alfredo Nunes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui