
“Ainda Estou Aqui” vence como Melhor Longa-Metragem de Ficção no Prêmio Grande Otelo 2025
O filme Ainda Estou Aqui foi o grande destaque da 24ª edição do Prêmio Grande Otelo, realizada nesta quarta-feira (30), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O longa, dirigido por Walter Salles, conquistou o principal reconhecimento da noite: o troféu de Melhor Longa-Metragem de Ficção.
Ao subir ao palco para receber a estatueta, Salles homenageou o cineasta Cacá Diegues e celebrou a renovação do cinema nacional. “Queria começar dizendo que o mestre Cacá Diegues só é realmente vital quando chegam novos realizadores para redefinir a gramática cinematográfica e revigorá-la, e acho que foi isso que aconteceu esse ano”, afirmou o diretor, acompanhado por parte da equipe do filme.
Na mesma categoria, também concorriam os filmes Baby (Marcelo Caetano), Kasa Branca (Luciano Vidigal), Malu (Pedro Freire) e Motel Destino (Karim Aïnouz).
Promovida pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais, a cerimônia homenageou os destaques do audiovisual nacional em 30 categorias, entre filmes e séries. Sob o tema “O cinema brasileiro no mundo”, a edição deste ano entregou 29 prêmios decididos por um júri especializado e um por votação popular, o Grande Otelo de Melhor Filme pelo Júri Popular.
A premiação reuniu mais de 2 mil profissionais inscritos, com 185 longas-metragens (nas categorias ficção, animação, documentário e infantil), 90 séries brasileiras, 62 curtas e 8 produções ibero-americanas concorrendo nas diferentes categorias.
Com direção sensível e roteiro impactante, Ainda Estou Aqui já conquistou o público brasileiro e internacional. No Brasil, foi assistido por mais de 5,8 milhões de espectadores durante 21 semanas em cartaz. Mundialmente, o filme já alcançou mais de 8,3 milhões de espectadores e foi lançado em mais de 30 países, incluindo Alemanha, França, Estados Unidos, México, Espanha, Itália, Austrália, entre outros.
Antes de receber o Grande Otelo, o longa já havia conquistado 47 prêmios em festivais e premiações ao redor do mundo, incluindo o Oscar de Melhor Filme Internacional neste ano.