A concessionária Águas do Piauí colocou em operação 22 novos poços tubulares que adicionam mais de 658 mil litros de água por hora às redes de abastecimento em municípios de Norte a Sul do estado. A medida faz parte do Plano de Enfrentamento à Estiagem, lançado em setembro, que prevê a antecipação de investimentos para minimizar os impactos da seca prolongada.

Segundo o diretor-executivo da empresa, Danilo Almeida, o avanço das ações busca garantir o fornecimento contínuo de água potável diante do agravamento da estiagem. “Estamos antecipando investimentos que estavam previstos para 2026 e 2027, o que acelera as melhorias nos sistemas e assegura que os piauienses tenham um B-R-O-Bró mais tranquilo. Conseguimos perfurar todos esses poços em menos de 50 dias”, afirmou.
As novas estruturas já estão operando em cidades como Fartura do Piauí, Simplício Mendes, Uruçuí, Várzea Branca, Marcos Parente, Riacho Frio, Altos, Demerval Lobão, Barro Duro, Monsenhor Gil, Bom Jesus, Nazaré do Piauí, Pavussu, Picos, Rio Grande do Piauí, Santa Rosa do Piauí, Sebastião Leal e Dom Expedito Lopes.
Em comunidades como Demerval Lobão e Picos, moradores relatam melhorias significativas no abastecimento. “A água antes vinha fraca, só enchia dois baldes de madrugada. Agora tem água sempre”, contou Maria do Socorro Saraiva Sousa, do bairro Cidade Nova 3. Já Deuselene, moradora do Morro da Macambira, em Picos, celebrou o fim da falta d’água. “Foram dez anos acordando de madrugada para armazenar água. Hoje temos água todos os dias”, destacou.
Até o momento, 42 dos 65 poços previstos para o segundo semestre já foram perfurados. Desses, 22 estão em funcionamento, 10 em fase de estruturação e 10 apresentaram ausência de vazão, sendo quatro no Cerrado e seis no Semiárido. “Esses resultados mostram os desafios da escassez hídrica no Semiárido, mas seguimos investindo para garantir segurança no abastecimento”, reforçou Danilo Almeida.

portalintegração






