PUBLICIDADE

A Polícia Militar do Piauí apreendeu cerca de 500 kg de peixes transportados ilegalmente na última quinta-feira (23), na localidade Serra Vermelha, no município de São Raimundo Nonato (PI). A ação ocorreu durante as operações Piracema e Força Total, realizadas pela 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPA). Os agentes identificaram a irregularidade durante uma abordagem na PI-140. O pescado, composto por espécies como tilápia, piau, carpa e tucunaré, foi retirado do Rio São Francisco, em Remanso (BA), e tinha como destino a cidade de Ribeiro Gonçalves, no Piauí. De acordo com a PM-PI, o transporte configurou crime ambiental devido ao período de piracema, quando é proibida a pesca, o transporte e a comercialização de peixes. Esse período é considerado essencial para a reprodução das espécies, já que os peixes migram rio acima para desovar. Polícia apreende 500 kg de peixes durante a piracema e carga é doada para famílias carentes A carga foi apreendida e, posteriormente, doada à Secretaria de Assistência Social de São Raimundo Nonato, que realizou a distribuição dos alimentos para famílias cadastradas em programas sociais no município. O responsável pelo pescado irregular foi autuado por meio de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A legislação ambiental brasileira prevê penalidades como multa e detenção para crimes cometidos durante o período de defeso, conforme estabelecido pela Lei de Crimes Ambientais. As operações Piracema e Força Total têm como objetivo intensificar a fiscalização de práticas ambientais ilícitas, protegendo os recursos naturais e a biodiversidade da região.

A Polícia Militar do Piauí apreendeu cerca de 500 kg de peixes transportados ilegalmente na última quinta-feira (23), na localidade Serra Vermelha, no município de São Raimundo Nonato (PI). A ação ocorreu durante as operações Piracema e Força Total, realizadas pela 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPA).

Os agentes identificaram a irregularidade durante uma abordagem na PI-140. O pescado, composto por espécies como tilápia, piau, carpa e tucunaré, foi retirado do Rio São Francisco, em Remanso (BA), e tinha como destino a cidade de Ribeiro Gonçalves, no Piauí.

De acordo com a PM-PI, o transporte configurou crime ambiental devido ao período de piracema, quando é proibida a pesca, o transporte e a comercialização de peixes. Esse período é considerado essencial para a reprodução das espécies, já que os peixes migram rio acima para desovar.

A carga foi apreendida e, posteriormente, doada à Secretaria de Assistência Social de São Raimundo Nonato, que realizou a distribuição dos alimentos para famílias cadastradas em programas sociais no município.

O responsável pelo pescado irregular foi autuado por meio de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A legislação ambiental brasileira prevê penalidades como multa e detenção para crimes cometidos durante o período de defeso, conforme estabelecido pela Lei de Crimes Ambientais.

As operações Piracema e Força Total têm como objetivo intensificar a fiscalização de práticas ambientais ilícitas, protegendo os recursos naturais e a biodiversidade da região.
Carga foi doada para famílias em situação de vulnerabilidade social após operação policial em São Raimundo Nonato.

 

RevistaAZ

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS