PUBLICIDADE

SSP aprova quatro projetos tectonológicos na 1ª etapa do Hackathon do Ministério da Justiça

O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou o resultado da 1ª etapa do Hackathon de Segurança, na noite desta segunda-feira, 20. O estado do Piauí celebra a classificação de quatro projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Ciências Aplicadas à Segurança Pública (DataSSP), da Secretaria de Segurança Pública. Com foco em soluções tecnológicas voltadas ao enfrentamento da criminalidade, os projetos foram elaborados com a colaboração de alunos do IFPI, iCEV e UFPI, além de servidores.

Entre os projetos classificados estão:
• Desafio 01 – Plataforma de Colaboração entre Cidadãos e Polícia
◦ SIGRED (Sistema Integrado de Gerenciamento e Registro de Denúncias) – 6º lugar.
◦ SINTEIA (Sistema Integrado de Encadeamento de Informações e Acontecimentos) – 7º lugar.

• Desafio 02 – Sistema de Rastreamento de Objetos Roubados
◦ RASOR (Rastreamento: Sistema de Objetos Roubados) – 6º lugar.

• Desafio 03 – Plataforma de Autoavaliação de Saúde Mental
◦ Mente Segura – 8º lugar.

A classificação desses projetos reflete o compromisso e a expertise técnica do DataSSP em buscar alternativas inovadoras para a segurança pública, alinhadas às necessidades dos cidadãos e dos profissionais da área. “Acreditamos na força e comprometimento dos servidores da SSP combinados com alunos e professores de instituições de ensino do Piauí. O excelente desempenho do DataSSP, com a aprovação de quatro projetos na 1ª fase do Hackathon de Segurança, é um reflexo dessa união. Estamos confiantes de que iniciativas como o RASOR, Mente Segura, SIGRED e SINTEIA mostram que estamos no caminho certo para construir uma segurança pública mais eficiente, tecnológica e próxima da população”, destacou o secretário de Segurança, Chico Lucas.

Sobre o Hackathon de Segurança Pública

Promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o Hackathon tem como objetivo incentivar a criação de protótipos tecnológicos voltados à melhoria das políticas públicas de segurança. Os projetos devem atender a desafios estratégicos como a integração entre cidadãos e polícia, rastreamento de objetos roubados e saúde mental dos agentes.

Próxima Etapa

A 2ª etapa será realizada presencialmente entre os dias 18 e 20 de março de 2025, em Brasília. Nessa fase, as equipes classificadas terão a oportunidade de aprimorar seus protótipos e apresentá-los a uma comissão julgadora. Os critérios de avaliação incluem inovação, impacto, funcionalidade e escalabilidade, entre outros.

Premiação

Os vencedores serão premiados com um total de R$ 52,5 mil, distribuídos entre os três primeiros colocados de cada desafio. O pagamento será feito diretamente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS