PUBLICIDADE

Em Lagoa de São Francisco (PI), museu preserva as raízes históricas e culturais do Piauí

O Piauí é uma terra rica em histórias e repleta de uma diversidade identitária que o torna um destino único. Muitos de seus atrativos turísticos resgatam e valorizam importantes narrativas sobre as raízes e a formação do estado. A Setur Piauí indica que um desses espaços é o Museu dos Povos Indígenas do Piauí – Anízia Maria (MUPI), situado na comunidade Nazaré, em Lagoa do São Francisco, a 200 km da capital Teresina.

Inaugurado em 2023, o museu tem atraído um público apaixonado por experiências que combinam história e cultura de forma imersiva. No local, os turistas têm acesso a um acervo diversificado, com itens de vários povos, incluindo os Tabajara e Tapuio-Itamaraty, que ainda habitam a comunidade Nazaré.

É possível conferir adornos, arte plumária, utensílios domésticos, cerâmicas, brinquedos e muitos outros objetos, que tornam o espaço um verdadeiro resgate da ancestralidade dos povos originários do Piauí. O visitante também pode apreciar uma belíssima exposição de imagens que ilustram a vida e as tradições dessas comunidades, oferecendo uma visão profunda e respeitosa de sua cultura e história.

Inaugurado em 2023, o museu tem atraído um público apaixonado por experiências que combinam história e cultura de forma imersiva.

Além disso, o atrativo oferece atividades educativas, como oficinas de pintura, produção de maracá, tear e trançado de palha, e visitas guiadas à oca e à casa de farinha. É importante, no entanto, consultar previamente as datas dessas ações.

O MUPI funciona às segundas, terças e quartas-feiras, das 8h às 11h, e às quintas, sextas e sábados, das 14h às 17h. Visitas escolares e outros grupos devem ser agendadas com antecedência por meio do perfil oficial no Instagram (@mupi_anizia_maria) ou pelo site (museumiamaria.wordpress.com).

CAMPOMAIOREMFOCO

O visitante também pode apreciar uma belíssima exposição de imagens que ilustram a vida e as tradições dessas comunidades, oferecendo uma visão profunda e respeitosa de sua cultura e história.
É possível conferir adornos, arte plumária, utensílios domésticos, cerâmicas, brinquedos e muitos outros objetos, que tornam o espaço um verdadeiro resgate da ancestralidade dos povos originários do Piauí

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS