PUBLICIDADE

Fotógrafo de Campo Maior conquista prêmio nacional ao retratar a farinhada de Capitão de Campos (PI)

john Lucas Pereira Cruz, fotógrafo de Campo Maior, conquistou o primeiro lugar em menção honrosa no Prêmio Mário de Andrade
fotógrafo destacou o impacto do processo da farinhada em sua pesquisa, o que o levou a registrar a prática de forma aprofundada.

John Lucas Pereira Cruz, fotógrafo de Campo Maior, conquistou o primeiro lugar em menção honrosa no Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas, edição 2024, com a série “Farinhada no Piauí – Um olhar fotográfico nas raízes culturais”.

Formado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Piauí, John Lucas é fotógrafo documental e possui trabalhos sobre a cultura dos interiores do Piauí. A série vencedora foi desenvolvida em 2022, em uma comunidade quilombola de Capitão de Campos, e documenta a tradicional produção artesanal de farinha.

Ao comentar sobre seu trabalho para o Em Foco, o fotógrafo destacou o impacto do processo da farinhada em sua pesquisa, o que o levou a registrar a prática de forma aprofundada.

A série fotográfica foi inscrita no Prêmio Mário de Andrade, promovido pelo IPHAN e Museu Nacional do Folclore, e será exposta no Museu Nacional do Folclore, reforçando a importância da cultura imaterial do Piauí.

John Lucas, natural da Bahia, reside em Campo Maior e trabalha com fotografia há 10 anos, sendo nos últimos 5 que se dedicou ao estudo da cultura local. Além da farinhada, suas lentes já capturaram imagens de vaqueiros, o Mercado Municipal de Campo Maior e grupos indígenas refugiados da Venezuela. Suas publicações estão disponíveis em suas redes sociais.

A série fotográfica foi inscrita no Prêmio Mário de Andrade, promovido pelo IPHAN

CAMPO MAIOR EM FOCO

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS