PUBLICIDADE

Piauí deve extrair mais de 1 milhão de toneladas de minério de ferro em 2025

O minério de ferro na região norte do estado, abrangendo Piripiri e se estendendo até Caxingó

O estado possui uma ampla diversidade mineral, com destaque para o níquel, abrigando uma das maiores reservas desse mineral no país. Essas reservas estão localizadas, principalmente, na região de São João do Piauí e Capitão Gervásio Oliveira. O Projeto Santa Fé, conduzido por empresas de mineração, tem foco na exploração desse minério.

A exploração de ferro ocorre especialmente na região de Paulistana e Curral Novo do Piauí, onde há depósitos significativos do mineral. Em Piripiri, já há uma extração intensa de ferro. Essa exploração é realizada com foco tanto na exportação quanto no abastecimento do mercado interno. Já o fosfato é encontrado em grande quantidade, principalmente na região de Simplício Mendes, com potencial para uso na fabricação de fertilizantes agrícolas.

A cidade de Gilbués tem se destacado pela alta qualidade de manganês encontrado em seu território. A opala é a marca registrada da cidade de Pedro II, considerada uma das principais fontes dessa pedra preciosa no Brasil. O Piauí também conta com reservas de calcário, localizadas especialmente nas regiões de Antônio Almeida e Morro Cabeça no Tempo, amplamente explorado para a produção de cimento e outros usos industriais. Além disso, as cidades de Lagoa do Piauí e Monsenhor Gil possuem reservas de diabásio.

O aumento da atividade mineral tem impulsionado as exportações piauienses, reforçando o papel do estado no mercado global de minérios. Para apoiar essa expansão, tanto o Governo do Estado quanto empresas privadas têm realizado investimentos em infraestrutura e logística, visando viabilizar a exploração e o escoamento dos minérios. Projetos como a Ferrovia Transnordestina têm sido apontados como essenciais para o escoamento da produção.

Para 2025, estão previstos o início da extração de níquel na região de São Raimundo Nonato e de minério de ferro na região norte do estado, abrangendo Piripiri e se estendendo até Caxingó.

O estado também possui grande potencial de exploração de água subterrânea e fósforo, utilizado na agricultura, além de estudos promissores na Bacia do Rio Parnaíba, que indicam a presença de gás natural. Essas riquezas minerais deverão impulsionar significativamente a economia regional nos próximos anos.

Blogdopessoa

O estado possui uma ampla diversidade mineral, com destaque para o níquel, abrigando uma das maiores reservas desse mineral no país.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS