PUBLICIDADE

Cine Rex vai virar escola de cinema em Teresina

Cine Rex é a primeira desapropriação por interesse social promovida pelo Governo Rafael Fonteles

Esta semana a Secretaria de Segurança Pública iniciou a Operação Salubridade. O objetivo é fiscalizar em torno de 200 imóveis no centro de Teresina para que, em caso de abandono e sem interesse do proprietário, possa ser desapropriado por interesse social. Nesta perspectiva, o Governo do Estado já publicou nesta sexta-feira (02) no Diário Oficial, a desapropriação do prédio do Cine Rex, na Praça da Pedro II, ao lado do Teatro 4 de Setembro.

Com a desapropriação, informa o governo estadual, que a área será destinada “à instalação de uma Escola de Cinema, ao estabelecimento de um Cinema de Rua, além de assegurar a preservação e revitalização desse patrimônio cultural piauiense.”

“Art. 2º A área a que se refere o artigo anterior destina-se à instalação de uma Escola de Cinema, ao estabelecimento de um Cinema de Rua, além de assegurar a preservação e revitalização desse patrimônio cultural piauiense. Art. 3º É declarada de urgência a desapropriação, para efeito de imissão provisória do Estado na posse da área a ser expropriada, na forma do art. 15 do Decreto-Lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941. Art. 4º O bem, objeto deste Decreto expropriatório, ficará para efeitos de gerenciamento vinculado a Secretaria de Estado da Educação”, diz trecho do Decreto Nº 23.192, de 30 de julho de 2024.

Cabe agora a manifestação dos proprietários do imóvel, quer seja a família do falecido médico David Cortelezzi, ou de Rubens Tajra, uma vez que ainda há um desencontro de informações sobre os donos do prédio do Cine Rex. De acordo com o Decreto assinado pelo Governador Rafael Fonteles, o Estado estaria disposto a negociar, mas pode também acionar a justiça em caso se negativa dos responsáveis.

“Art. 6º Fica a Procuradoria-Geral do Estado autorizada a adotar as providências necessárias à efetivação da desapropriação de que trata o presente Decreto, por via negociada ou judicial, consignando as indenizações à conta da dotação própria no orçamento do Estado do Piauí, cabendo à Secretaria de Estado da Educação e à Secretaria de Estado da Administração o apoio técnico e logístico necessário ao bom e fiel cumprimento deste Decreto”, finaliza o documento.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS