Fonte G1 PI
O professor Aldreciano Vieira, diretor da Escola Municipal Filomena Alves, em José de Freitas, a 54 km de Teresina, foi afastado de suas funções após publicar um comentário racista nas redes sociais (veja abaixo). Na declaração, o diretor agradeceu pelo feriado nacional do Dia da Consciência Negra, ocorrido na quarta-feira (20), e afirmou que “até compraria” pessoas negras “anos atrás”.
“Obrigado pelo feriado, uns anos atrás eu até compraria vocês”, escreveu o diretor, fazendo referência ao comércio de negros escravizados no Brasil, que ocorreu durante 300 anos.
O g1 tentou, mas não conseguiu contato com o diretor. Em uma rede social, ele disse que a “suposta fala que estão vinculando à minha rede social será discutida perante as autoridades competentes, sob o crivo do contraditório e ampla defesa”.
Além do afastamento do cargo, a Secretaria de Educação de José de Freitas informou que abriu um processo administrativo para apurar a conduta do educador
O Coletivo Cabelos de Axé, composto por pessoas negras da cidade, registrou um boletim de ocorrência contra o diretor na Delegacia de José de Freitas, que vai investigar o caso. A entidade também vai denunciar o professor ao Ministério Público do Piauí (MPPI).
“Tal indivíduo desrespeitou a memória, a luta do povo negro, e violou os princípios básicos de dignidade e respeito que devem nortear qualquer convivência social. Essa declaração representa uma afronta direta às conquistas da população negra e reforça estruturas racistas que insistem em desumanizar nossos corpos e histórias”, apontou o coletivo nas redes sociais.
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, virou feriado em todo o Brasil por meio de um projeto de lei sancionado pelo presidente Lula (PT) em 2023.
A data marca a morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, no século XVII. É também uma ocasião de conscientização sobre a cultura negra e a luta por cumprimento dos direitos da população negra brasileira.
Anteriormente, a data já era reconhecida como feriado em seis estados e em aproximadamente 1,2 mil cidades. Neste ano, o Dia da Consciência Negra foi celebrado em todo o país.
A Secretaria de Educação manifesta total repúdio à declaração publicada por um diretor de escola em suas redes sociais, na qual expressou conteúdo ofensivo e racista ao se referir ao Dia Nacional da Consciência Negra. Tal postura é inaceitável, incompatível com os valores que defendemos e totalmente contrária aos princípios de respeito, igualdade e inclusão que devem nortear a educação.
Reforçamos que o papel de um educador é promover a valorização da diversidade, o combate a qualquer forma de discriminação e o respeito às diferenças. A prática do racismo, em qualquer forma, é um ato grave que fere a dignidade humana e, portanto, não será tolerada.
Informamos que foi determinada a abertura imediata de um processo administrativo para apurar a conduta do referido diretor. Além disso, ele será afastado de suas funções enquanto os fatos são investigados. Acreditamos que uma pessoa com tal postura não reúne as condições necessárias para exercer a função de liderança em uma unidade educacional.
A Secretaria reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade justa, inclusiva e respeitosa, onde o espaço escolar seja um ambiente de acolhimento e respeito às diferenças. Seguiremos firmes no propósito de combater qualquer prática discriminatória.