PUBLICIDADE

Exposição “Piauí Afropindorâmico” chega a Teresina com foco na ancestralidade e saberes tradicionais

Foto: Secult

Teresina recebe a partir desta segunda-feira (9) uma exposição que propõe um novo olhar sobre a formação cultural do Piauí. Intitulada “Piauí Afropindorâmico”, a mostra está em cartaz no Memorial Esperança Garcia e apresenta registros que evidenciam a presença histórica e cultural de povos tradicionais no estado.

A iniciativa é baseada nas reflexões do pensador piauiense Nêgo Bispo e busca questionar visões históricas centradas no período colonial, dando protagonismo a comunidades quilombolas, indígenas e a outros grupos que ajudaram a construir a identidade local.

Fotografias e conteúdos audiovisuais retratam o cotidiano de trabalhadores e saberes populares, como pescadores, artesãos, vaqueiros e marisqueiras. O projeto já passou por cidades do interior e agora chega à capital com uma proposta imersiva, que estimula o público por meio de imagens, sons e elementos sensoriais.

Viabilizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, a exposição também tem como objetivo ampliar o acesso à produção cultural e movimentar a economia criativa. O trabalho é assinado pelo produtor Marcos Moraes e pelo fotógrafo e cineasta Chico Rasta, reunindo dezenas de imagens impressas e um acervo digital complementar.

Serviço

A visitação segue até o dia 13 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, no Memorial Esperança Garcia, com entrada gratuita. Grupos e escolas podem agendar visitas guiadas pelos telefones (86) 99925-7060 e (86) 99846-8803 ou pelo Instagram @falacomigobaoba.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS