PUBLICIDADE

Prefeitos dos 224 municípios piauienses já podem aderir aos Jogos Escolares 2026

Fonte Governo do Piauí

Organizados pela Secepi em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e a Secretaria da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), os Jepis são voltados a estudantes-atletas das redes municipal, estadual, particular e do Instituto Federal do Piauí (IFPI)

A Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi) disponibilizou aos gestores municipais o termo de adesão aos Jogos Escolares Piauienses (Jepis) e às Paralimpíadas Escolares Piauienses 2026. O período de adesão ocorre de 4 de fevereiro a 30 de março.

Acesse aqui o termo de adesão aos Jepis 2026.

Com isso, prefeitos, secretários municipais de Esportes ou de Educação e demais gestores interessados já podem acessar o documento e iniciar o processo de adesão. A formalização do documento é condição essencial para que os municípios participem das etapas regionais e estadual da competição.

A mobilização dos municípios teve início com reunião entre a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Pompílio Evaristo, com o objetivo de engajar os gestores municipais e garantir a ampla participação dos alunos-atletas na edição 2026 dos jogos.

Na parceria, compete aos município, por exemplo, realizar a etapa municipal observando os regulamentos oficiais, inscrever suas delegações e garantir a regularidade escolar dos participantes.

A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, reforçou a importância da integração Estado e municípios para o sucesso dos jogos. “Todo o desenvolvimento dos jogos escolares depende, a princípio, da parceria dos gestores municipais. É nas etapas municipais dos jogos que captamos o maior número de estudantes-atletas. Tendo assim, aumentadas as chances de termos campeões revelados. Além de contribuir com oportunidades para esses jovens, suas famílias e toda a comunidade”, destacou a gestora.

Os jogos

Organizados pela Secepi em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e a Secretaria da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), os Jepis são voltados a estudantes-atletas das redes municipal, estadual, particular e do Instituto Federal do Piauí (IFPI), incluindo competidores com deficiência.

Para 2026, a competição será ampliada, com a implantação de 12 polos regionais, dois a mais que em 2025. A meta é alcançar a adesão dos 224 municípios piauienses, superando os 191 participantes do ano passado. Em 2025, os Jepis reuniram cerca de 23 mil alunos-atletas. Para este ano, a previsão é chegar a aproximadamente 27 mil estudantes, com idades entre 12 e 17 anos.

A mobilização dos municípios teve início com reunião entre a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, e o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Pompílio Evaristo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS