
Um homem suspeito de matar cinco filhotes de cachorro foi detido na tarde desta terça-feira (3) no bairro Pantanal, em Picos (PI). A prisão ocorreu em cumprimento a um mandado judicial pelo crime de maus-tratos contra animais.
O caso ocorreu em agosto de 2023, quando os filhotes foram lançados contra uma parede, resultando em suas mortes. Na época, a mãe dos cães, conhecida como Pretinha, foi encontrada chorando ao lado dos filhotes, que estavam dentro de uma sacola.
Sanya Elayne, coordenadora estadual de Defesa Animal e presidente da Apapi, relembrou a repercussão do caso em todo o Piauí e o impacto emocional causado.
“Foi uma das notícias mais cruéis que já vimos na área de proteção animal. Cinco filhotinhos foram brutalmente assassinados, arremessados contra a parede, com os crânios esmagados. Essa barbárie nos marcou profundamente”, disse.
Segundo Sanya, Pretinha foi resgatada e castrada pela Apapi após o crime. A cadela acabou falecendo sem causa aparente, e sua tristeza era visível.
“Ela demonstrava uma depressão evidente. A morte dela nos afetou tanto quanto a dos filhotes. Ele não matou apenas os cinco cães, matou também a Pretinha, que tinha sentimentos e buscava justiça. Hoje, lembramos dela e dos filhotes com gratidão porque a justiça está sendo feita”, acrescentou.
Cumprimento do mandado
O mandado de prisão contra o homem, identificado pelas iniciais V. A. S., foi expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Picos.
De acordo com a Polícia Militar, a equipe da 3ª Companhia do Batalhão Especial de Policiamento do Interior realizou levantamentos e localizou o suspeito por meio de informações obtidas via telefone embarcado. Ao chegar ao endereço, os policiais cumpriram o mandado, conduzindo o homem à Central de Flagrantes da Polícia Civil de Picos, onde os procedimentos legais foram realizados.







