
Buscando fortalecer a integração entre o Judiciário e a sociedade, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) publica o edital para a realização do II Prêmio TJPI de Comunicação – Edição 2026. Com a temática “Justiça piauiense no enfrentamento à violência doméstica e às desigualdades raciais: a atuação do Tribunal de Justiça do Piauí na proteção de mulheres, crianças e adolescentes em situação de violência doméstica, com atenção às desigualdades raciais”, a iniciativa, promovida pela Presidência por meio da Assessoria de Comunicação (ASCOM/TJPI), visa valorizar o papel da imprensa na difusão de ações que garantam direitos e a pacificação social. CONFIRA AQUI O EDITAL!
O prazo para inscrições de trabalhos é de 21 de janeiro de 2026 a 18 de março de 2026, e deve ser efetuado através do link: www.tjpi.jus.br/premiocomunicacao .
Confira o cronograma do edital:
- Início das inscrições: 21/01/2026.
- Último dia para inscrição: 18/03/2026.
- Publicação da lista de inscrições deferidas: 20/03/2026.
- Período de avaliação pela Comissão Julgadora: 30/03/2026 a 30/04/2026.
- Publicação do resultado provisório: 05/05/2026.
- Publicação do resultado definitivo e Solenidade de premiação: Entre 25/05/2026 e 29/05/2026.
Ao todo, serão distribuídos R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) em prêmios, em categorias que contemplam profissionais do jornalismo e estudantes universitários. São elas:
- Jornalismo escrito (impresso ou on-line): Para reportagens ou séries em jornais, revistas ou websites;
- Jornalismo de vídeo: Reportagens veiculadas em TV ou plataformas digitais como YouTube, Instagram e TikTok;
- Jornalismo de áudio: Conteúdos em rádio ou plataformas de streaming (Spotify, SoundCloud, dentre outros);
- Fotojornalismo: Trabalhos fotográficos em meio impresso ou on-line;
- Acadêmico: Destinado a estudantes de Comunicação Social/Jornalismo (Rádio e TV).
Entre os critérios de julgamento, a Comissão Avaliadora observará a adequação ao tema, o uso de linguagem simples, estética, originalidade e utilidade social.
Para o chefe do Judiciário piauiense, desembargador Aderson Nogueira, a iniciativa não só destaca os trabalhos da imprensa piauiense como leva para ainda mais pessoas as informações acerca dos trabalhos e serviços da justiça piauiense.
“Também é possível se fazer justiça através da divulgação de boas informações. O trabalho realizado por magistrados, magistradas, servidores e servidoras aqui neste tribunal está sendo cada vez mais e melhor noticiado através do trabalho valoroso exercido pela nossa imprensa e certamente este prêmio terá inscrições de conteúdos muito bem formatados pelos profissionais da imprensa do nosso Piauí”, concluiu o presidente do TJPI.
TJ-PI






