PUBLICIDADE

Piauí registra queda nos feminicídios e reforça prisões de agressores em ações da SSP

Delegada Nathalia Figueiredo, do Núcleo de Feminicídio do DHPP

O Governo do Piauí tem reforçado ações de combate à violência contra a mulher, atuando com investigação e prisão de agressores. Entre 2023 e 2025, as forças de segurança prenderam 8.188 suspeitos, mostrando que denúncias geram respostas rápidas e efetivas.

Nos casos de violência doméstica, o número de flagrantes aumentou 78%, evidenciando um trabalho mais ágil das autoridades. Em 2025, o estado registrou redução de 5% nos feminicídios em relação ao ano anterior, com destaque para queda de 33% no segundo semestre. Para a delegada Nathalia Figueiredo, do Núcleo de Feminicídio do DHPP, o feminicídio é caracterizado pela violência motivada pelo gênero, geralmente ocorrendo quando a vítima já vivia sob um histórico de abusos domésticos e familiares.

A denúncia continua sendo um instrumento essencial para a prevenção de crimes mais graves. A delegada Eugênia Villa, criadora da primeira delegacia de feminicídios do país, destaca que o silêncio dificulta a identificação de situações de risco e a aplicação de medidas protetivas. O estado mantém diversos canais de denúncia disponíveis em todo o Piauí, como o “Ei, Mermã, Não se Cale” (0800 000 1673), Ligue 180, COPOM (190), Guarda Municipal (153), Casa da Mulher Brasileira em Teresina ((86) 99412-2719) e BO Fácil (0800 086 0190), garantindo acesso rápido à proteção e à responsabilização dos agressores.

A denúncia continua sendo um instrumento essencial para a prevenção de crimes mais graves
Ascom/SSP-PI

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS