PUBLICIDADE

8ª Balada Literária vai acontecer nos dias 25 e 26 de novembro, em Teresina

Nos dias 25 e 26 de novembro acontecerá a 8ª Balada Literária no Memorial Esperança Garcia, com o tema “Brega x Ditadura” e conta com a participação de muitos artistas.

“A programação do evento incluirá, entre outras atividades, uma mesa-redonda para debater Brega versus Ditadura, destacando-se fatos ocorridos naquele período, os chamados “anos de chumbo”, tempos de repressão política e de censura moral também”, comenta o professor, escritor e curador da Balada no Piauí, Wellington Soares.

Basta lembrar da opressão sofrida, acrescentou ele,  pelos  cantores Odair José e Agnaldo Timóteo e pelas  escritoras Cassandra Rios e Adelaide Carraro, que tiveram músicas e livros proibidos pelo regime autoritário.

“É sempre com alegria que realizamos a Balada em Teresina, momento de celebrar a literatura e debater assuntos culturais que instigam nossa imaginação”, acrescentou Wellington.

Por enquanto o evento conta com os lançamentos dos livros “Trindade – Uma Mulher que Fez Diferença” do Wellington Soares; “Do U Dy Grudy aos Cantares” do escritor Hermano Carvalho; “Mátria” da poeta Laís Romero; “Lua no Caminho” de Rogério Newton; “Na caverna de Platão” de J. L. Rocha Nascimento; “O menino do canto escuro” de João Batista do Rêgo.

Entre os convidados de outros estados, está o autor Marcelino Freire, idealizador da Balada Literária, que, originalmente, acontece em São Paulo desde 2006, e se estende  por outras capitais: Salvador, Recife e Teresina. Aqui Marcelino vai aproveitar para lançar Escalavra, seu mais novo romance.

Está confirmada igualmente a participação do poeta Nelson Maca, curador da Balada em Salvador (BA), que apresentará Exu do amor, sua nova performance poética.

Todo o evento é formatado em mesas  temáticas, saraus poéticos, shows musicais, lançamentos de livros e exibição de documentários. Sem falar ainda da troca de ideias e da celebração da amizade, que costumam marcar esses encontros culturais.

A primeira edição da Balada Literária, em Teresina, ocorreu em 2017, em homenagem ao poeta e compositor piauiense Torquato Neto, não parando daí nenhuma vez, mesmo durante a Pandemia, ao longo desse anos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS