PUBLICIDADE

Verdadeiro motivo das denúncias contra Moraes vem à tona; armação do BTG?

A mesma colunista postou uma cópia de um contrato do banco com a mulher do ministro, como advogada, em de R$ 3,2 milhões por mês

O verdadeiro motivo das denúncias envolvendo Alexandre de Moraes, Ministro do STF, e o Banco Central, de Gabriel Galípolo em relação ao Banco Master, veio à tona e envolve uma disputa por mercado.

Isso porque, segundo o editor-chefe da Revista Fórum, Renato Rovai, o banqueiro André Esteves, do BTG, seria a fonte de Malu Gaspar para a matéria polêmica. Para quem não sabe, toda a confusão começou após matéria de Malu no O Globo expondo que Moraes teria pressionado Galípolo para favorecer o Banco Master.

A mesma colunista postou uma cópia de um contrato do banco com a mulher do ministro, como advogada, em de R$ 3,2 milhões por mês. Contudo, segundo a matéria da Fórum, o banco Master é um grande concorrente do BTG no mercado de investimentos e estava pagando taxas muito elevadas, de até 140% do CDI aos investidores. Isso aumentava sua quantidade de correntistas e prejudicava o BTG.

Moraes se vê entre o conflito de gigantes financeiros

André Esteves teria então passado a pressionar o Banco Central e a Fazenda para que o Master tivesse uma intervenção. Foi quando Vorcaro, em 2024, assinou com o escritório de Viviane Barci, cônjugue de Alexandre de Moraes. Isso teria irritado Esteves, que via os dedos de Moraes na sua briga com o Master. Dessa forma, à la “Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme”, ele teria por trás dos panos disseminado boatos da Faria Lima contra o juiz.

Ainda segundo a matéria, após as denúncias contra o banco, André Esteves temeu que Xandão iria se vingar dele. Por causa disso, ele teria divulgado o contrato com Viviane ao blog do O Globo. Como o assunto não rendeu tanto, ele voltou a contatar a jornalista para contar a suposta pressão de Moraes sobre Galípolo.

O veterano jornalista José Paulo Kupfer fez uma análise do caso nas redes sociais. Ele inicia defendendo Malu Gaspar. “Perfis de direita vão distorcer, paciência: a colega Malu escreveu um ótimo artigo, botou vários pingos nos “ii”, dessa história escabrosa (inclusive para o jornalismo) envolvendo Moraes e Galipolo”.

Contudo, em seguida ele toca em um ponto delicado. “Mas ainda não trouxe novas matérias com a comprovação do que atribuiu a fontes. Quando se trata de jornalismo, o jornal que faz acusações em off deveria estar preparado para comprovar acusações nos dias seguintes. Onde trabalhei e chefiei, só se avançava em pautas delicadas com um dossiê pronto e bem confirmado. Fato: Malu e Globo não estão avançando na pauta”, disse ele, fazendo referência ao fato que o veículo não avançou a pauta ou trouxe até agora provas sobre a acusação da matéria de 22/12.

Areavip
Areavip

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS