
As atividades da empresa Santa Cruz, responsável por linhas do transporte público na Zona Sudeste de Teresina, foram paralisadas nesta terça-feira (data) em protesto contra o descumprimento de obrigações trabalhistas. A mobilização foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro).
De acordo com o sindicato, a empresa acumula atrasos no pagamento de salários, tickets alimentação, depósitos do FGTS e horas extras. Os trabalhadores também denunciam a suspensão do plano de saúde, causada pela falta de repasses à operadora, além do não pagamento da segunda parcela do 13º salário.
Ainda segundo o Sintetro, dirigentes sindicais e funcionários se concentraram desde as primeiras horas da manhã em frente à garagem da empresa, impedindo a saída dos ônibus. A Santa Cruz é uma das concessionárias do sistema de transporte coletivo da capital e atende principalmente a Zona Sudeste.
O presidente do Sintetro, Antônio Cardoso, afirmou que a paralisação pode se estender caso não haja negociação. “Se a situação não for resolvida, a mobilização pode alcançar outros consórcios do transporte público de Teresina”, alertou.
O sindicato informou que está adotando todas as medidas legais cabíveis para assegurar os direitos da categoria. Enquanto isso, usuários do transporte coletivo devem enfrentar transtornos, com redução da frota e possíveis atrasos nas linhas que operam na região.







