
A Ferrovia Transnordestina realizou, nesta sexta-feira (19), o primeiro transporte experimental de cargas entre o Piauí e o Ceará, marcando o início da fase de testes da operação ferroviária após quase 20 anos de obras. A composição ferroviária chegou ao município de Iguatu, no Centro-Sul cearense, transportando milho produzido no território piauiense.
O trem partiu de Bela Vista do Piauí na tarde da quinta-feira (18) e percorreu aproximadamente 585 quilômetros até o destino final. A viagem, estimada inicialmente em 14 horas, foi concluída em pouco mais de 12 horas, antecipando o tempo previsto para o trajeto.
Segundo a Transnordestina Logística, responsável pela operação da ferrovia, o deslocamento integrou uma etapa de validação técnica do sistema. A composição utilizada no teste foi formada por 20 vagões, avaliando desempenho, tempo de viagem e condições operacionais do trecho liberado.
A empresa informou que a realização da operação experimental foi autorizada após a emissão da Licença de Operação (LO) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), concedida no último dia 11. O documento permite o transporte de cargas no trecho atualmente concluído da ferrovia.
Ainda de acordo com a concessionária, o início do transporte regular de cargas será definido em articulação com o Governo Federal e os governos dos estados do Ceará e do Piauí, após a consolidação dos testes operacionais.






