PUBLICIDADE

PI tem alerta de chuvas intensas e baixa umidade; veja regiões afetadas

A baixa umidade atingirá as regiões Centro-Norte, Norte e Sudoeste piauienses. Os índices devem variar entre 30% e 20%,

Ao todo, 158 municípios devem ser impactados pelos fenômenos que têm previsão de duração entre esta quinta (7) e sexta-feira (8), podendo ser prorrogados ou renovados por mais tempo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (7), dois avisos, para chuvas intensas e baixa umidade, ao mesmo tempo, para o Piauí. O fenômeno do ar seco deve durar até a noite as as pancadas de chuvas estão previstas para amanhã-08 em 158 municípios deverão sentir os impactos.

Baixa umidade

A baixa umidade atingirá as regiões Centro-Norte, Norte e Sudoeste piauienses. Os índices devem variar entre 30% e 20%, oferecendo baixo risco de incêndios florestais e à saúde, visto que o nível ideal indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é entre 60% e 50%.

 ar seco pode causar tosse, desconforto para respirar, crises de asma, coriza, irritação no nariz, garganta seca e sensível, sangramento nasal e obstrução das vias respiratórias, além de ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Por isso, o Inmet recomenda a ingestão de bastante água, o uso de hidratante para pele e a umidificação do ambiente. Além disso, é recomendado não praticar atividades físicas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia.

Teresina, Picos, Piripiri, Floriano, Barras, Altos, Campo Maior e José de Freitas estão entre as cidades afetadas.

Chuvas intensas

As chuvas devem cair na região Sudoeste , entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Desta forma, o Inmet orienta que não se procure abrigo debaixo de árvores e não se estacione veículos próximo a torres de transmissão e/ou placas de propaganda, devido ao risco de queda durante rajadas de vento e/ou de descargas elétricas.

Em caso de emergências, a recomendação é acionar a Defesa Civil (telefone 199) e/ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Corrente, Gilbués, Parnaguá, Redenção do Gurguéia, Ribeiro Gonçalves e Uruçuí estão entre as cidades afetadas.

Fonte; INMET

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS