PUBLICIDADE

Conheça o Cruz Azul, adversário do Flamengo no Intercontinental

O confronto do Derby das Américas está definido. Flamengo x Cruz Azul, dia 10 de dezembro, no Catar!

Vencedor vencedor da Copa Libertadores o Flamengo vai estrear  no Intercontinental contra o Cruz Azul nesta quarta-feira, às 14h (de Brasília), no Ahmad Bin Ali Stadium. O clube mexicano garantiu vaga na competição ao conquistar a Copa dos Campeões da Concacaf, em junho.

O elenco do Cruz Azul tem atletas mexicanos, argentinos, colombianos e uruguaios, além de um polonês. Lorenzo Faravelli, ex-Independiente del Valle, é um rosto conhecido. O meia foi campeão da Sul-Americana em 2022 e eleito o melhor jogador da final contra o São Paulo. Ele ainda fez parte do elenco que ganhou a Recopa diante do Flamengo, em 2023.

Já o ponta direita Mateusz Bogusz atuou como dupla de ataque de Lewandowski na Polônia e foi campeão da MLS pelo Los Angeles FC em 2023 ao lado de Gareth Bale. Carlos Rotondi, por sua vez, estava no elenco do Defensa y Justicia que venceu o Palmeiras na final da Recopa de 2021. O ala esquerdo tem bons números no ano, com sete gols e 12 assistências em 44 partidas.

Transferências

Na atual temporada, o Cruz Azul efetuou a quarta maior transação de sua história ao contratar o meia José Paradela, que veio do Necaxa por 10 milhões de euros (R$ 62 milhões). Em relação às saídas, o clube perdeu um de seus principais jogadores, o centroavante grego Giakoumakis, emprestado ao PAOK.

Segundo o site Transfermarkt, especializado em valores de mercado, o elenco do Cruz Azul vale 82 milhões de euros (R$ 508 milhões). O valor é equivalente aos atuais elencos de Internacional e Santos, que estão na mesma faixa de 80 a 86 milhões de euros.

Principais jogadores e temporada

O Cruz Azul disputará a semifinal do Apertura, contra o Tigres. Em 20 jogos na competição, foram 11 vitórias, sete empates e duas derrotas. O destaque é a dupla de ataque da equipe. Ángel Sepúlveda marcou 20 vezes e deu seis assistências em 48 partidas. Já Gabriel Fernandez fez 14 gols e distribuiu três passes em 40 jogos.

Quem comanda a equipe é o técnico Nicolas Larcamon, que treinou o Cruzeiro por 14 jogos em 2024 e foi demitido após derrota para o Atlético-MG na final do Mineiro. O Cruz Azul costuma jogar no esquema 3-4-2-1, acionando bastante os alas. O time lidera o Campeonato Mexicano na média de posse de bola, com 57,2%.

A vitória por 5 a 0 contra o Vancouver Whitecaps na final da Copa dos Campeões da Concacaf marcou o sétimo triunfo do Cruz Azul na competição. O clube é o maior campeão do torneio, empatado com o América, mais um representante do futebol mexicano.

Gazeta Esportiva

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS