PUBLICIDADE

Símbolo piauiense, cajuína é destaque em evento internacional da União Europeia no Brasil

A bebida, que ganhou destaque nas redes sociais após ser apresentada pelo influenciador e cozinheiro Rui Morschel em vídeo que conta com cerca de 100 mil visualizações em apenas dois dias

A cajuína do Piauí foi apresentada, na quarta-feira (3), a influenciadores e chefs de cozinha de todo o mundo, durante o evento internacional “Sabores que Conectam”, em Salvador (BA). A bebida, que ganhou destaque nas redes sociais após ser apresentada pelo influenciador e cozinheiro Rui Morschel em vídeo que conta com cerca de 100 mil visualizações em apenas dois dias, segue ampliando sua visibilidade e reforçando seu valor como símbolo cultural piauiense.

O evento “Sabores que Conectam” é uma iniciativa da União Europeia no Brasil que destaca a importância das Indicações Geográficas (IGs) por meio de experiências gastronômicas. O projeto busca fortalecer os laços culturais e comerciais entre União Europeia e Mercosul, prevendo a proteção mútua das IGs e garantindo valorização de produtos tradicionais e mais segurança para produtores e consumidores.

Como parte da ação, uma série de vídeos sobre essas Indicações Geográficas vem sendo divulgada nas redes sociais. Entre eles, o destaque recente é o vídeo sobre a cajuína do Piauí, produzido por Rui Morschel. O influenciador foi convidado pelo Sebrae Nacional com o objetivo de promover as IGs em todo o país. No Nordeste, duas foram selecionadas, incluindo a cajuína piauiense.

Em suas redes sociais, o influenciador e cozinheiro apresentou a cajuína e elogiou. “Quando um produto vira símbolo de um povo, ele deixa de ser só bebida e vira identidade. E a cajuína é exatamente isso: o Piauí numa garrafa”, disse Rui Morschel.

O presidente da União das Associações Cooperativas e Produtores de Cajuína do Estado do Piauí (Procajuína), Firmino Pires, destacou o potencial do evento e da divulgação da cajuína. “Ela foi apresentada para influenciadores digitais e chefs de vários países, que experimentaram e produziram conteúdos e registros. Estamos nessa luta para ampliar cada vez mais a divulgação da nossa cajuína. A IG da Cajuína vai se tornar a mais forte do Brasil se continuar nesse ritmo de divulgação”, avaliou Firmino Pires.

No evento, a apresentação da cajuína piauiense teve a presença do diretor da Procajuína, Eduardo Banzeiro.

Fonte: Secom

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS