
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) deflagrou na manhã desta terça-feira (2) a Operação “Regional Norte”, com o objetivo de desarticular um núcleo de organização criminosa que atua em diversos bairros de Parnaíba e em municípios da região norte do estado. A ação integra o Pacto Pela Ordem, iniciativa do governo estadual para intensificar o combate ao crime organizado.
Durante a operação, foram cumpridos 23 mandados de prisão temporária e 24 mandados de busca e apreensão expedidos pela Central Regional de Inquéritos III – Polo Parnaíba. Os investigados, integrantes do grupo conhecido como Regional Norte, têm endereços em Parnaíba, Ilha Grande, Campo Maior, Regeneração, Teresina e Água Branca.
As investigações apontam que o grupo é responsável por tráfico de drogas, circulação de armas de fogo, lavagem de dinheiro, além de homicídios tentados e consumados. Também foram identificadas ações de domínio territorial em diferentes municípios da região, exercidas pelo grupo para controle de atividades criminosas.
O delegado Charles Pessoa ressaltou que a operação representa um avanço no enfrentamento às organizações criminosas no Piauí. “Estamos diante de um núcleo altamente estruturado, responsável por disseminar violência e comandar atividades ilícitas na região norte. Essa operação reafirma que não há espaço para organizações criminosas no estado”, afirmou.
A ação foi coordenada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), com participação das Delegacias Seccionais de Parnaíba, Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Canil da FEISP, Força Tática de Parnaíba, BETAP, Diretoria de Polícia do Interior (DPI), além dos setores de Inteligência da SSP e da Polícia Civil, e do BEPI e BOP da Polícia Militar do Piauí.







