PUBLICIDADE

Oito governadores desembarcam em Teresina para a Assembleia Geral do Consórcio Nordeste

tualmente, o Consórcio Nordeste é presidido pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), que será o anfitrião do encontro // Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Ao menos oito governadores da região Nordeste do Brasil deverão se reunir em Teresina (PI), na segunda-feira (1°), para participarem da Assembleia Geral do Consórcio Nordeste. Durante o encontro, haverá a celebração de acordos de cooperação com instituições nacionais e o anúncio de investimentos da ordem de R$ 127,8 bilhões. O governador do Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), será a única ausência dentre os chefes de governo.

Atualmente, o Consórcio Nordeste é presidido pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), que será o anfitrião do encontro. Deverão participar também os governadores do Maranhão, Carlos Brandão (PDT); do Ceará, Elmano de Freitas (PT); do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT); da Paraíba, João Azevedo (PSB); do Pernambuco, Raquel Lyra (PSD); da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT); e do Alagoas, Paulo Dantas (MDB).

O evento acontecerá em um hotel – localizado na Avenida Marechal Castelo Branco, na zona Sul de Teresina – onde ocorrerá a divulgação dos projetos selecionados na Chamada Nordeste, que é um programa de financiamento para o setor industrial da região.

Com a seleção concluída, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco do Nordeste (BNB), Banco do Brasil, Caixa, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o Consórcio apresentarão os projetos selecionados para receber o investimento.

Os governadores também irão lançar o Centro de Inteligência Artificial do Nordeste (CIAN), iniciativa do Consórcio em parceria com a Dataprev e a multinacional chinesa Huawei.

O projeto prevê a implantação de infraestrutura avançada para IA no Nordeste; formação de especialistas na área; construção de modelos de IA para desafios regionais; transferência de tecnologia entre Brasil e China; e fortalecimento do ecossistema de inovação, estimulando a atração de investimentos e o desenvolvimento socioeconômico.

Fonte ClubeNews

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS