PUBLICIDADE

MP recomenda exoneração de secretários municipais por nepotismo e falta de qualificação no Piauí

Segundo o órgão, documentos apresentados pelos municípios para comprovar formação específica não são compatíveis com as atribuições das pastas.

Ministério Público do Piauí (MPPI) recomendou, na terça-feira (25), que os municípios de Acauã e Jacobina do Piauí exonerem seus secretários de Finanças por nepotismo.

Os alvos são Raimundo Nonato Rodrigues Neto, secretário de Acauã e filho do prefeito Reginaldo Raimundo Rodrigues, e Dilson de Carvalho Gomes, secretário de Jacobina e sobrinho do prefeito Vanderlei Raimundo de Carvalho.

A 1ª Promotoria de Justiça de Paulistana instaurou um procedimento investigatório e constatou que, além do parentesco com os gestores, os secretários não possuem a qualificação técnica mínima exigida para cargos de alta complexidade.

O MPPI afirmou que os documentos apresentados pelos municípios para comprovar formação específica não são compatíveis com as atribuições das pastas.

Segundo a promotora Gabriela Almeida de Santana, nomear pessoas sem aptidão técnica viola o princípio da eficiência e “configura ato lesivo ao patrimônio público”.

O MPPI informou ainda que, caso a recomendação não seja cumprida, poderá adotar medidas legais, incluindo o ajuizamento de Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra os prefeitos.

*Com informações do G1/PI

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS