A onda de incêndios na região Norte do Piauí vem deslocando equipes do Corpo de Bombeiros para conter as chamas na cidade de Hugo Napoleão e na região de São João da Serra, no Piauí. Em entrevista ao Jornal do Piauí, o Coronel Egídio Leite, coordenador do Corpo de Bombeiros, afirma qur em Hugo Napoleão o fogo foi controlado, mas a região de São João da Serra ainda preocupa.
“O de Hugo Napoleão nossa equipe desmobilizou ontem à noite. A informação do nosso pessoal é que os brigadistas entenderam que podiam fazer o enfrentamento sozinho de ontem à noite em diante, mas em São João da Serra continuam as duas equipes que mobilizamos, continua o helicóptero, continua os brigadistas e vamos esperar o final da tarde, que é quando ele perde mais força, para fazermos uma análise de quando poderemos extingui-lo ou controlar”, explica o coronel.
O incêndio registrado na cidade de Hugo Napoleão começou a ser debelado na manhã de segunda-feira (04) e controlado pelos brigadistas no período da noite.
Em São João da Serra, uma região de mata, foi atingida e preocupa os bombeiros pela magnitude da região. No local já foram flagradas mortes de animais, além de prejuízo a flora. O Corpo de Bombeiros foi acionado no domingo (03) e precisou deslocar uma equipe de Teresina e outra de Piripiri para o combate.
“Hugo Napoleão preocupou porque eram chamas muito próximas da cidade. Então precisava fazer esse enfrentamento para determinar a extinção dessas chamas. Já em São João da Serra é o tamanho, a magnitude desse incêndio que nos preocupa. Então deslocamos duas equipes fora toda essa rede coordenada”, narra.
No começo do período de incêndios, os focos se concentraram em sua maioria na região Sul do estado. Foram registradas seis mortes, sendo duas delas dos brigadistas José Almir e Edinelsom Maciel, quando combatiam um incêndio no dia 23 de setembro na localidade Santa Maria, na zona rural de Uruçuí, e outra de quatro membros da mesma família na localidade Santa Clara, zona rural do município de Canto do Buriti, no dia 13 de outubro.
De acordo com o Coronel Egídio Leite, é comum que nesta época do ano os incêndios se concentrem mais na região Norte do Piauí.
“É um comportamento natural. Os incêndios surgem primeiro em maior número no Sul do estado e quando chega nesse período de outubro para novembro começam as chuvas nessa região, então diminuem os incêndios e durante o mês de novembro e dezembro estão concentrados entre o Centro e Norte do estado”, finaliza.
A recomendação do órgão é para que não se realize queimadas, principalmente nas regiões mais secas, já que as chamas podem provocar incêndios de maiores proporções.
Parnaíba
Ainda nesta segunda-feira (04), por volta das 14h, um incêndio de grandes proporções ocorreu na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. No bairro Floriopólis, as margens da BR 343, próximo a região do Aeroporto de Parnaíba no sentido de Luís Correia.
“Chegamos lá por volta das 15h e fizemos o combate até por volta das 20h. Quando chegamos no local já havia grandes chamas e temos aqui o vento que alimenta em grande velocidade as chamas. Fizemos o combate por meio da água, abafadores e bomba costal utilizando toda nossa equipe. Uma equipe de Buriti dos Lopes foi nos auxiliar”, explica o tenente Conrado.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Parnaíba, esse foi o maior incêndio registrado neste ano na cidade. A suspeita é que o incêndio tenha sido causado após uma pessoa ter usado fogo para limpar um terreno e ele tenha se alastrado pela ventania.
Fonte; Corpo de Bombeiro