PUBLICIDADE

Atualização do PMPF deve elevar preço de cerca de 800 cervejas no Piauí em dezembro

Foto: Freepik

A partir de 1º de dezembro, o consumidor piauiense pode sentir no bolso um aumento no valor de diversas cervejas vendidas no estado. A mudança ocorre após o governo publicar, no Diário Oficial, uma nova tabela de Preços Médios Ponderados ao Consumidor Final (PMPF), referência utilizada para calcular o ICMS no regime de substituição tributária.

Com a atualização, aproximadamente 800 produtos serão impactados. O reajuste altera o valor presumido de venda ao consumidor que o Estado adota para cobrar o imposto. Quando o PMPF sobe, a base de cálculo do ICMS também aumenta, podendo refletir diretamente no preço final das bebidas.

De acordo com o documento, o governo estadual destaca que a revisão dos valores ocorre para alinhar a tabela ao comportamento atual do mercado e reforçar o controle tributário sobre itens sujeitos à substituição tributária, como é o caso das bebidas alcoólicas.

O que é o PMPF e por que isso altera o preço da cerveja?

O PMPF é um valor médio estabelecido pelo Estado que serve de referência para a cobrança do ICMS. Ele funciona de modo semelhante ao aplicado nos combustíveis: mesmo que o preço varie entre estabelecimentos, o imposto é calculado a partir do valor definido pelo governo e não necessariamente do preço real da prateleira.

Como o governo define esses valores?

– A tabela é atualizada periodicamente, de acordo com decisões de cada estado.

– O cálculo leva em conta pesquisas de mercado que apontam quanto o consumidor costuma pagar pelos produtos.

– Cada marca e tipo de cerveja recebe um PMPF específico.

Como o regime de substituição tributária antecipa a cobrança do imposto, qualquer alteração na tabela costuma refletir, direta ou indiretamente, no preço final da bebida para o consumidor.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS