
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou neste domingo (23) sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ao ser questionado por jornalistas, Lula afirmou que o ex-chefe do Executivo deverá cumprir a pena estabelecida pela Justiça e declarou que “todos sabem o que ele fez”.
Lula evitou avaliar a decisão tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mas ressaltou que Bolsonaro teve amplo direito de defesa durante o processo que resultou em sua condenação a mais de 27 anos de prisão por crimes como tentativa de golpe de Estado.
“Eu não faço comentários sobre uma decisão da Suprema Corte. A Justiça tomou a decisão. Ele foi julgado, teve direito à presunção de inocência e a um processo que durou quase dois anos e meio. A Justiça decidiu, está decidido”, afirmou.
Questionado se o episódio poderia gerar tensão diplomática com os Estados Unidos, Lula destacou a soberania brasileira e reforçou que o Judiciário atua com independência. “O Trump tem que saber que o Brasil é um país soberano. A nossa Justiça decide, e o que é decidido aqui está decidido”, declarou.
O presidente concedeu as declarações ao final da Cúpula de Líderes do G20, realizada em Joanesburgo, na África do Sul, que se encerrou neste domingo.






