PUBLICIDADE

Governo do Piauí renova decreto de emergência por seca em 125 municípios

Foto: Geirlys Silva / SAF

O Governo do Piauí renovou nesta segunda-feira (17) o decreto que reconhece situação de emergência em função da seca prolongada, agora incluindo oito novos municípios: Campo Grande do Piauí, Oeiras, Palmeira do Piauí, Piripiri, Regeneração, Riacho Frio, Ribeira do Piauí e Wall Ferraz. Com isso, sobe para 125 o número de cidades afetadas pela estiagem.

O decreto permite que o Estado mantenha ações emergenciais e estruturantes, com investimentos que superam R$ 1 bilhão, envolvendo recursos estaduais, federais e da concessionária Águas do Piauí. Entre as medidas estão a Operação Carro-Pipa, ampliação do abastecimento de água, instalação de cisternas, construção de adutoras e barragens, além de programas sociais como Garantia-Safra e auxílios emergenciais para agricultores e famílias afetadas.

O governador Rafael Fonteles (PT) afirmou que a estiagem de 2025 é a mais severa da última década e ressaltou a importância de evitar interrupções nas ações: “Temos políticas públicas sendo executadas. A maior seca dos últimos 10 anos ainda persiste, e o decreto de emergência foi renovado para garantir continuidade nas ações”, disse.

A seca se intensifica no segundo semestre

Relatórios da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) mostram que a estiagem avançou nos últimos meses, com aumento das áreas classificadas como Seca Grave (S3) e Seca Extrema (S4). O órgão prevê chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas para os próximos meses, cenário que preocupa autoridades e agricultores.

A diretora de Resposta da Defesa Civil do Piauí, Yvana Dantas, destacou que a falta de recarga hídrica já compromete reservatórios e poços artesianos, principalmente em áreas de solo cristalino. “Municípios em situação de seca grave ou extrema fizeram solicitações formais, e a Defesa Civil continua monitorando e apoiando as ações de resposta”, afirmou.

Entre junho e agosto, a estiagem se expandiu, registrando pela primeira vez seca extrema no sudeste do Estado. Nos meses seguintes, a situação avançou para outras regiões, afetando agricultura, pecuária e o abastecimento de água nas zonas rural e urbana.

Articulação com o governo federal

A renovação do decreto também permite que o Piauí solicite reconhecimento federal do desastre, o que possibilita a liberação de recursos para assistência imediata à população afetada e medidas de mitigação dos impactos da seca.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS