PUBLICIDADE

STF publica ata de julgamento que rejeitou recursos de Bolsonaro e outros seis réus contra condenação

Foto: André Borges/EFE

O Supremo Tribunal Federal publicou nesta segunda-feira, dia 17, a ata do julgamento que rejeitou por unanimidade os recursos apresentados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e por outros seis réus condenados por tentativa de golpe de Estado. O documento confirma os votos dos quatro ministros da Primeira Turma, Alexandre de Moraes, relator do caso, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino, que se manifestaram contra os embargos de declaração apresentados pelas defesas.

A análise ocorreu no plenário virtual, sistema em que os ministros votam de forma remota, e foi concluída na sexta-feira, dia 14. Com a publicação da ata, o próximo passo será a divulgação do acórdão, que trará o detalhamento oficial da decisão.

Além de Bolsonaro, recorreram integrantes do núcleo considerado central na tentativa de golpe. Entre eles estão o deputado federal Alexandre Ramagem, que já dirigiu a Agência Brasileira de Inteligência, o almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, o general Augusto Heleno, que chefiou o Gabinete de Segurança Institucional, o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-comandante do Exército e ex-ministro da Defesa, e o general Walter Braga Netto, que integrou o governo e foi candidato a vice na chapa de Bolsonaro em 2022.

Após a publicação do acórdão, as defesas poderão apresentar novos recursos. Isso inclui a possibilidade de novos embargos de declaração, utilizados para apontar eventuais omissões ou contradições, ou de embargos infringentes, recurso que só pode ser usado quando há divergência entre os votos, o que não ocorreu neste julgamento.

A definição sobre o início do cumprimento das penas só será feita quando o STF declarar o trânsito em julgado, momento em que a condenação se torna definitiva e não há mais possibilidade de apresentação de recursos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS