PUBLICIDADE

Piauí enfrenta tempo quente e seco e pode ter chuvas só após a metade de novembro

Lata na cabeça; as condições devem permanecer assim ao longo da semana

O tempo segue quente e seco em todo o Piauí nesta quinta-feira (13), com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade do ar. De acordo com a Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (SAMPECE), da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), as condições devem permanecer assim ao longo da semana, com possibilidade de chuvas apenas a partir da segunda quinzena de novembro.

A meteorologista Sônia Maria Feitosa explica que o estado atravessa um período prolongado de estiagem. “O Piauí vem, há alguns meses, com chuvas abaixo da média. Outubro teve registros isolados, e novembro, até o momento, praticamente não apresentou precipitações. Essa situação está dentro da normalidade climática da região, já que o período de transição para as chuvas de pré-estação costuma começar após a primeira quinzena do mês”, informou.

Sônia destacou ainda que as temperaturas continuam elevadas em todas as regiões, podendo chegar a 39 °C, especialmente no Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste do estado. Em municípios como Picos, Paulistana e Valença, a umidade relativa do ar chegou a níveis críticos, variando entre 14% e 20%. “A região central e o centro-sul do estado devem registrar umidade entre 20% e 30%, enquanto o extremo sudeste pode atingir índices de 12%, caracterizando situação de perigo para a saúde e risco de incêndios florestais”, explicou.

A Semarh emitiu três alertas meteorológicos válidos até sexta-feira (14)

A Semarh emitiu três alertas meteorológicos válidos até sexta-feira (14). Dois deles tratam da baixa umidade, com grau de severidade entre perigo e perigo potencial, e um alerta de ventos costeiros, que devem atingir rajadas de até 60 km/h em municípios do litoral, como Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba.

A previsão para esta quinta-feira indica tempo ensolarado a parcialmente nublado em todas as mesorregiões, com ventos moderados e fortes no Norte e fracos a moderados nas demais áreas. As temperaturas máximas devem variar entre 37 °C e 39 °C, enquanto a umidade mínima permanece abaixo de 25%.

Segundo a meteorologista, há expectativa de mudança no cenário a partir dos dias 19 e 20 de novembro. “A atmosfera deve começar a se organizar, favorecendo o retorno das chuvas, principalmente nas áreas do sul do estado. A partir daí, esperamos uma melhor distribuição das precipitações, tanto no tempo quanto no espaço”, concluiu Sônia Feitosa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS