
O Google anunciou que, a partir de dezembro, novos celulares Android vendidos no Brasil terão proteção automática contra roubo. A medida visa aumentar a segurança dos usuários e dificultar a ação de criminosos em um país que está entre os líderes mundiais em furtos e roubos de celulares.
O recurso, chamado Proteção contra Roubo, utiliza inteligência artificial para bloquear automaticamente a tela do aparelho ao detectar movimentos bruscos que indiquem possível roubo. O sistema também conta com modo de bloqueio remoto, permitindo que o usuário bloqueie ou apague os dados do dispositivo à distância.
Atualmente, o sistema está disponível para celulares com Android 10 ou superior, mas precisa ser ativado manualmente. Com os mecanismos ativados de fábrica, o Google busca criar uma defesa em várias camadas, protegendo os usuários antes, durante e depois de um eventual roubo.
Para ativar manualmente a proteção contra roubo, o usuário deve seguir os seguintes passos:
- Acesse as configurações do celular
- Selecione Google
- Clique em Todos os Serviços
- Escolha a opção Segurança do Dispositivo e Proteção contra Roubo
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo possui uma parceria com o Google que permite acionar o bloqueio remoto em celulares roubados ou furtados, desde que a vítima autorize. Desde que o recurso entrou em funcionamento em junho deste ano, a Polícia Militar já acionou o bloqueio remoto de aparelhos mais de 5 mil vezes.






